Dia 8. Estrela da manhã

Mateus 2:9 – “e perguntaram: “Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo. (…) Depois de ouvirem o rei, eles seguiram o seu caminho, e a estrela que tinham visto no Oriente foi adiante deles, até que finalmente parou sobre o lugar onde estava o menino.”

2 Pedro 1:19 – “Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração”

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Estrela da manhã, ou estrela da alva. Jesus descreve-se assim, confirmando a profecia declarada no Velho Testamento, de como uma estrela sairia de Jacó (Números 24:17).

Nos tempos bíblicos, a estrela da manhã era a estrela mais brilhante que era vista no céu, pouco antes do amanhecer. Durante muitos anos, sem bússolas ou gps como temos hoje, os viajantes, marinheiros e até os sábios usavam as estrelas como pontos de referência. Foi através do brilho especial de uma estrela que os sábios foram conduzidos ao lugar onde Jesus estava, por exemplo. E Jesus, quando se refere a si mesmo como a estrela da manhã, está a dizer-nos que ele é a nossa bússola. É a ele que precisamos seguir e visitar.

Geralmente pensamos nas estrelas como astros nocturnos, mas esta estrela da manhã surge como o símbolo de um novo dia. Jesus é a resplandecente estrela da manhã porque com ele, tudo se torna novo. Ele não só nos ilumina, como ele é o nosso ponto de referência, sem ele não temos norte nem sul, sem ele não sabemos nem para onde ir.

Oração: Jesus, tu és a nossa estrela da manhã, que nos guia durante todo o dia e nos dá o descanso que precisamos à noite. Sem ti, estamos perdidos, desorientados. Obrigada porque nos iluminas, proteges, e estás sempre connosco. Tal como os sábios, que persistiram em seguir esta estrela e não desistiram em te encontrar, queremos ter sempre olhos para ver a tua luz e estar prontos a te adorar.